Táticas de Marketing
- Augusto Pitancó
- 1 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de fev. de 2022
Acredito que você já percebeu que o mercado está retomando a normalidade na pós-pandemia. Vacinas, diminuição de casos, flexibilização, comércio, compras de final de ano etc. Uma enxurrada de apelos promocionais, de anúncios, de estratégias, e ações comercial vão permear os três setores da economia, o que pode ser proveitoso para o mercado consumidor. Porém ainda há alguns segmentos e empresas queixam-se de os “porquês” das ações dimensionadas não acompanharem na mesma dimensão que os resultados gerados. Porque será? Fazer uma “caça às bruxas” seriam a solução em um momento tão crucial? Claro que não!
Observe que os fatores macroeconômicos (políticas, economia, legislação, inflação, meio ambiente) e microeconômicos (concorrência, mercado consumidor, fornecedores, etc) interfere muito nos negócios. E se tratando de penetração no mercado-alvo da empresa, que é um dos motivos das ações de marketing, a grande competição é chamar a atenção do seu cliente “persona”. Literalmente estamos numa luta de forças, numa arena, numa disputa, numa guerra, devido ao grande cenário de empresa e pessoas venderem produtos bem semelhantes, com o objetivo de ter mais cliente/consumidores, satisfazer necessidades e desejos, e obter lucro pela relação satisfatória desta troca, como bem descreve a AMA (American Marketing Association) se tratando a ciência mercadológica:
“Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço (pricing), a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
No livro “Arte da Guerra”, Sun Tzu descreve o seguinte sobre um processo de guerra fazendo alusão ao mundo dos negócios:
“Se você se conhece, e não conhece seu adversário, você tem 50% de chance de ganhar uma guerra. Se você não se conhece, e conhece o seu adversário, você 50% de chance de ganhar uma guerra. Mas quando você se conhece bem e conhece bem o seu adversário, você tem 100% de chance de ganhar uma guerra”.
Se tratando de um cenário de “guerra”, o planejamento e a forma de excursão passa ser tão essencial em ações de marketing.
No dicionário Aurélio a palavra “Tática” faz alusão ao conceito da Arte da guerra. O Termo “Tática” significa:
“Arte de combinar a ação de tropas, ou os recursos característicos das diferentes armas, a fim de obter o máximo de eficácia no combate. Conjunto de meios ou recursos empregados para alcançar um resultado favorável”
O estudioso Ambrosio, escreveu em 1999 essa citação: “Marketing é o planejamento e ação de detalhes”.
Em síntese: Muito mais do que apenas fazer, é muito oportuno entender como realizar. Os detalhes táticos enriquecem a ação empreendida, seja ela em mídia off ou digital, seja pela no ponto de venda, loja virtual ou no marketing direto. Nada há de errado em reavaliar seu funil de marketing, seu perfil nas redes sociais, suas táticas promocionais, sua forma de motivar e engajar a sua equipe. Não há equivoco quando se pensa como um cliente compraria de sua marca.
Como analista, reaprendi a planejar e implantar muitas ações devido as mudanças de mercado, comportamentos, e devido a atividade profissional exigir, como também pude realizar orientações e consultoria para empresas e clientes para realizarem mudanças táticas pontuais devido observações empíricas (in loco) realizada. Posso citar algumas ao longo dos anos como abordagem de venda, estratégia no funil de marketing, mapeamento das principais objeções dos clientes, script de telemarketing, revisão de textos em SMS, E-marketing, testemunhais, abordagem de atendimento presencial e online, mapeamento de planos de inserções (PI), abordagem na forma que se entregar um prospect em um local externo, melhoria de perfil em mídias digitais, tipos de anúncios que cause mais atenção e impacto a um público específico, controle de investimento por resposta de mídia, ação promocional externa, processo de compra online em um página, marketing digital, conteúdo dentre tantos assuntos. Posso dizer que um detalhe, uma mudança de processo, uma correção, uma melhoria não o torna diminuído quando realizado em tempo oportuno. E neste ponto, o gestor precisa ser orientado tecnicamente para desenvolver convicções e assumir riscos.
Caro leitor, entenda: as coisas mudam rapidamente. Uma mudança tática inteligente, lhe põe no escopo da escolha do seu público. Quando você perceber que tudo está no “automático” aí jaz o perigo que pode comprometer o seu resultado final. Por isso observe sempre sua forma de fazer ou estar. Mude ou reforce sua tática, e tenha informações proveitosas para a tomada de decisão.
O físico Albert Einstein disse certa vez: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
Muito Sucesso !
Por: Augusto Pitancó. Profissional de Marketing, Consultor Empresarial, Palestrante e Docente. Graduado em Marketing, com Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela UNINTER do Paraná e em Educação a Distância: Planejamento, Implantação e Gestão pelo Claretiano - Centro Universitário. Atualmente exerce a função de Supervisor de Marketing e Comunicação na Unidade Claretiano Boa Vista/RR e instrutor do eixo de Gestão do Serviço Nacionald e Aprendizagem Industrial - SENAI/RR





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